terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Crítica | Olhos Famintos 3

Maxresdefault_%283%29

Imagem relacionadaA cada 23 anos, durante 23 dias, ele precisa se alimentar.
Assim surgia a franquia Olhos Famintos, trazendo uma das mais incríveis criaturas do universo dos filmes de terror. Victor Salva, diretor, conseguiu criar uma obra excelente de terror de baixo orçamento em 2001, e que se tornou um grande sucesso de bilheteria.

Então, em 2003, foi às telas sua sequência, que era inferior ao original, mas ainda assim apresentava algumas boas cenas assustadoras e uma atmosfera incrível, além de manter o grande mistério a respeito da criatura.

12 anos se passaram, Salva preparou um terceiro filme da franquia, inicialmente intitulado Jeepers Creepers 3 – Cathedral, principalmente devido à pressão dos fãs, sedentos pelo retorno do Creeper, enquanto também enfrentava um processo por abuso sexual de menor.

Finalmente, na segunda metade de 2017 o filme Olhos Famintos 3 ficou pronto, e nos deparamos com um roteiro completamente diferente, já que saiu completamente da linha inicialmente descrita por Salva.

Inicialmente, a sequência mostraria a personagem de Gina Phillips (Trish Jenner) se vingando pela morte de seu irmão, no primeiro filme, 23 anos depois. O que aparentemente ocorrerá no quarto filme, o qual o diretor já havia mencionado algumas vezes em suas redes sociais.

Com qualidade e atmosfera pouco desenvolvidos e efeitos visuais próximos aos da série Grimm, e isso não é um elogio, o terceiro filme da franquia não só ficou "Itzado", como foi mal realizado e mal escrito. Não há um começo, meio e fim bem definidos, sequer existe coerência em algumas cenas, e não é só referente aos aspectos das leis da física, dificultando a fluidez do filme, além de contar com personagens e elenco fraco. A trama parece um episódio de série de TV mal escrito. (Supernatural... Wendigo... 1ª Temporada... alguém?)

Imagem relacionadaA história se inicia na delegacia em que Trish é deixada após Crepper levar seu irmão. O Sargento Tubbs, que ajudou os irmãos no primeiro filme, reúne uma força-tarefa na missão de destruir o Creeper para sempre, já que ele matou vários familiares dos moradores da cidade.

O filme apresenta pessoas que sofreram com o ataque do monstro 23 anos antes e decidem se juntar a fim de destruir a criatura. A nova protagonista é uma garota chamada Addie, que mora com sua avó em uma fazenda. Assim, a história segue a vida destes personagens, que acabam se cruzando de modo desinteressante. CONTUDO, vale a pena pela nostalgia, e mantem-se uma crença de que PODE haver esperança no futuro... no quarto filme.
O filme até tentou algo novo, mas falhou. Exploraram o caminhão do Creeper, que não se parecia tanto com o do primeiro filme. A ideia de ele ser uma máquina de carnificina é ótima, mas faltou produção e ouve muito desvio de atenção pra ele. (Vamos chamar o filme de Olhos Famintos 3 - O Homem e seu Caminhão? Acho que não).

A história revelaria as origens de Creeper. Esse seria o roteiro inicial, o que também foi comentado no terceiro filme, mas foi só comentado mesmo, porque não revelou absolutamente nada, apesar da premissa de que agora eles sabiam.

As filmagens levaram pouco mais de um mês para serem encerradas, não há uma direção de arte e a fotografia é, muitas vezes, incoerente. A obra claramente não faz jus à franquia e com certeza vai deixar os fãs decepcionados; no entanto, devido aos novos filmes de terror, ele não está tão no fundo do poço. Ficou ruim, mas não era pra ser uma superprodução destinada ao sucesso nos cinemas, mesmo Salva já disse algumas vezes que o filme não passaria pelas telonas.


Imagem relacionada
Vale ressaltar que compensa ver pela nostalgia, e só, além de o final soltar o que será o quarto filme, o que dependendo da produção, tempo e desempenho, será o melhor da franquia, ou pelo menos superior ao 3º, já que o 4º aparenta trazer o que seria o verdadeiro roteiro preparado para o terceiro filme.

Com edição fraca, atmosfera, fotografia, trilha sonora, figurino, enredo e personagens no geral mal desenvolvidos, mas ainda presando pela esperança num recomeço e valorizando a nostalgia, com esforço dá até para assistir. Se já vimos A Hora do Pesadelo (2010)IT (2017), porque não Olhos Famintos 3? É basicamente um retorno decadente, mas custa nada ter fé e tentar né? Até porque, o que o público esperava de verdade ainda está por vir.

A exemplo de Erro x Superação podemos recordar com o primeiro filme A Hora do Pesadelo, o qual teve uma sequência péssima, mas voltou com tudo a partir do terceiro e seguindo com mais quatro sequências, 5... falhando fortemente apenas em seu remake de 2010.

| Nota: 3.5/10

0 comentários:

Postar um comentário