terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Especial | O Iluminado de Stephen King



O Iluminado é um dos filmes do Stanley Kubrick mais incompreendido. Afinal é necessário sustos e monstros a vera para causar medo na plateia? É necessário seguir um livro em todos os seus detalhes para adapta-lo para o cinema? Essas são algumas questões que fazem para muitos críticos e parte do público, desse filme, o mais fraco da carreira do diretor, pois eles acreditam que Kubrick fugiu muito da história original de Stephen King, que no livro, escreveu um conto de terror e Kubrick deixou de lado os monstros e focou a história apenas no psicólogo de Jack.
A história do filme foi baseada no best-seller do escritor Stephen King, lançado em 1977. Apesar do sucesso, Kubrick simplesmente ignorou o rascunho do roteiro feito pelo autor da história, alegando que a sua escrita era “fraca”. Ele preferiu trabalhar com Diane Johnson durante onze semanas no script. 

Stephen conta que, em uma manhã, Kubrick o chamou com o seguinte questionamento: "Eu acho que histórias do sobrenatural são fundamentalmente otimistas, não é? Se há fantasmas, então isso significa que vamos sobreviver à morte.” Stephen respondeu com a questão de como o inferno se encaixaria neste quadro. O diretor respondeu imediatamente: “Eu não acredito no inferno.” 


A trama gira em torno de Jack Torrance (Jack Nicholson), um homem comum que é casado com Wendy (Shelley Duvall), e que tem um filho bem especial Danny Torrance (Danny Lloyd), tudo anda bem para família Torrance, até que Jack aceita o convite para trabalhar como zelador durante o inverno no hotel no Colorado. Um hotel que durante esse período fica praticamente deserto devido a enorme quantidade de neve que cai nos meses dessa estação. Durante a entrevista o dono do hotel conta que nos anos 70 houve um brutal assassinato durante o inverno. O então zelador matou as duas filhas, a mulher e depois deu um tiro na boca, e esse acontecimento estava ainda sem explicação até os dias atuais. Pouco mais de um mês em que o trio vive no hotel, Jack e Danny começam a sentir fortes alucinações/visões que o isolamento começa a causar neles.

Como é comum nas obras de Kubrick, ele sempre deixa questões para que o público tire suas próprias conclusões e duas delas acabam para muitos tornando o filme falho ou ruim. Primeiro: Como Jack conseguiu sair da dispensa? Se prestarmos atenção nos diálogos, fica claro que Jack também é um ser Iluminado assim como seu filho, ele era capaz de manipular coisas e pessoas e por isso deve ter conseguido abrir com a “força” de sua mente. E a outra questão é porque Jack aparece no centro de uma fotografia dos formandos de 1921? Onde todas as pessoas que morrem naquele hotel acabam ficando presente, por isso a presença de Jack bem no centro da foto, como sendo o novo membro dos novos mortos, que deve ter começado a acontecer desde 1921.

E mesmo esse filme ter dado para Kubrick uma indicação ao Framboesa de Ouro de pior direção, hoje em dia ele é considerado o melhor e mais horripilante filme de terror de todos os tempos, e que tem uma das mais viscerais interpretações do grande ator Jack Nicholson, sem contar também a trilha sonora sombria que só ajuda no clima de tensão, tem também a já citada direção de arte incrível e a fotográfica perfeita, ou seja, O Iluminado é uma prova do poder de uma direção criativa de um dos mais “iluminados” diretores que já existiu.

0 comentários:

Postar um comentário